Características do estilo escandinavo na decoração!
O estilo escandinavo tem se apresentado como uma expressão comum ao redor do mundo, especialmente, quando o assunto é sobre a decoração de interiores.
Com suas linhas simples, funcionalidade e cores neutras, ele reflete a tranquilidade e o aconchego dos países nórdicos. Mas, tem adeptos em todos os continentes!
Será que é para você? A resposta é mais simples do que parece… Se busca um ambiente acolhedor e que, ao mesmo tempo, seja elegante; então, você vai gostar.
Tem muito a ver com conceitos como do minimalismo também. Ou seja, adiciona elementos que têm objetivos, mas sem perder o charme.
A conversa está boa, mas vamos ao ponto. A partir do próximo tópico, vamos ver essa opção, sua história e as principais características para aplicar na sua casa ou empresa.
O que é o estilo escandinavo?
Pense nele como uma abordagem de decoração caracterizada por ambientes funcionais, simples e acolhedores.
O que explica muito da cultura e dos costumes dos países nórdicos (Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia).
A inspiração disso vem do clima frio e das paisagens naturais dessas regiões, que exigem eficiência até mesmo na hora de decorar cômodos.
Ele é reconhecido por seu design clean e atemporal, focado em ambientes práticos e agradáveis. Por isso, os móveis com acabamentos sutis e muitos detalhes.
Sem exageros ou elementos desnecessários, a decoração escandinava é assim!
Quando surgiu?
Ele começou a ganhar destaque na década de 1950 na Suécia e na Dinamarca.
Os designers nórdicos pensavam em móveis e interiores que se adequassem ao estilo de vida moderno, sem perder a conexão com a natureza e a tradição.
A funcionalidade e a simplicidade ganharam holofotes em outros países, sendo amplamente influenciadas pela necessidade de economizar espaço.
O resultado é fácil de imaginar: ambientes acolhedores e práticos, uma resposta ao clima rigoroso da região.
Nos anos seguintes, aconteceram evoluções nessas ideias, incluindo os novos elementos, mas sempre mantendo os princípios.
Hoje, é uma das principais tendências de design de interiores, influenciando casas, apartamentos e espaços comerciais ao redor do mundo.
Quais as referências?
A natureza e a vida cotidiana dos países nórdicos. Sim, é daí que vem a maioria dos conceitos e das características desse estilo.
Por isso, sempre podemos nos lembrar do clima frio e das longas noites de inverno que, de fato, motivaram os escandinavos a criar suas decorações de interiores próprias.
Então, paisagens naturais de florestas, lagos e montanhas são comuns. Da mesma forma, a preocupação com a sustentabilidade e o uso de materiais naturais.
Se o seu interesse é por nomes, anote aí essas personalidades do estilo nórdico:
- Alvar Aalto (Finlândia),
- Arne Jacobsen (Dinamarca) e
- Greta Grossman (Suécia).
Eles criaram peças de mobiliário que são ícones do design nórdico até hoje: cadeiras, mesas e luminárias de formas simples, mas funcionais.
As 5 principais características do estilo escandinavo
Ele é caracterizado por várias qualidades que o tornam único e acolhedor. Abaixo, confira as características mais marcantes.
1 - O comum uso da madeira
A madeira é um dos principais materiais usados no estilo escandinavo. Principalmente as de tonalidades claras: pinho, carvalho e bétula.
Frequentemente, são escolhidas por sua aparência natural e suave. Além de que traz aconchego ao ambiente e reforça a conexão com a natureza.
É comum em móveis, pisos, painéis de parede, prateleiras e detalhes decorativos. Aliás, confira aqui a linha Linea da Art Factory Design.
A madeira clara ajuda a refletir a luz natural, uma vez que a região nórdica possui pouca luz durante boa parte do ano. Sem contar que contribui na sensação de calma e serenidade.
2 - Um meio-irmão do minimalismo
Sim, não é exagero dizer que ele é como um meio-irmão, de tão próximo. Com foco na simplicidade e no essencial, elimina elementos excessivos e decorar apenas o necessário.
Minimalismo e ideias escandinavas na decoração criam ambientes limpos e organizados. O mobiliário, por exemplo, tem linhas funcionais, sem adornos ou detalhes excessivos.
Esse conceito não é apenas estético, mas também prático. Cada peça ou item é cuidadosamente escolhido a fim de maximizar o uso do espaço.
3 - Cores neutras porque sim
A paleta de cores é predominantemente neutra e suave, com tons de branco, cinza, bege e azul-claro. Recentemente, tem aparecido as nuances, tais quais as versões candy.
O fato é que trazem um sentimento de calma e iluminação natural, apropriado aos longos invernos da região. Sem contar que dá a sensação de um cômodo maior.
Embora as cores neutras predominam, é possível adicionar toques vibrantes. Detalhes em tons de amarelo, verde ou azul caem bem em almofadas, quadros, tapetes ou objetos.
4 - Conexão com a natureza, sempre!
A natureza é uma fonte constante de inspiração no estilo escandinavo. A presença de plantas e elementos naturais é fundamental e traz equilíbrio aos ambientes.
Plantas em vasos, como samambaias, suculentas e cactos, são uma escolha popular. Afinal, além de purificar o ar, adicionam vida e cor ao espaço.
O tema também está presente no uso de materiais: madeira, pedra e linho. Eles reforçam a sensação de harmonia com o meio ambiente.
5 - Elegância e funcionalidade a qualquer hora
O design do mobiliário é simples, mas sempre com grande atenção aos detalhes e à qualidade deles. A funcionalidade é uma prioridade, sempre.
Então, cada peça deve ser prática e atender a uma necessidade específica:
- Um sofá confortável para relaxar,
- Uma mesa de jantar compacta e eficiente,
- Prateleiras práticas no armazenamento.
Além disso, a aposta é em um design atemporal, com peças duráveis, evitando os modismos passageiras. A ideia é criar um ambiente bonito, mas também fácil de manter.
Onde comprar decoração escandinava na internet?
Você se apaixonou pelo estilo escandinavo, não é verdade? Agora, quer começar a decorar sua casa com esse visual minimalista, elegante e aconchegante.
Então, saiba que um excelente lugar para encontrar itens de decoração de qualidade é a loja virtual Art Factory Design.
Ela oferece uma ampla gama de móveis e acessórios que seguem as principais características citadas neste blog: simplicidade, funcionalidade e design atemporal.
Na Art Factory, você encontra móveis em madeira de qualidade, prateleiras práticas, luminárias e peças decorativas que vão trazer o estilo escandinavo para o seu lar.